top of page

Devido ao rápido crescimento do Spotify e do seu número atual de utilizadores, existem algumas expectativas e especulações sobre o seu futuro. A nível financeiro sabe-se, como abordado anteriormente, que o Spotify ainda não é uma empresa lucrativa. A sua dívida passou já a barreira dos mil milhões de euros. Assim, espera-se que no próximo ano o Spotify avance para IPO (Initial Public Offering) à procura de investidores [1]. Quer isto dizer que as ações da empresa vão ser vendidas pela primeira vez numa bolsa de valores. Espera-se assim, que o serviço de streaming recolha alguns investidores e a longo prazo se torne numa empresa lucrativa.

Com a tecnologia a avançar e a ter de se manter à frente da concorrência, o Spotify criou em julho deste ano um novo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Tecnologia, em Paris [33]. O foco deste laboratório é desenvolver novas ferramentas que ajudem os artistas no seu processo criativo. A liderar o projeto encontra-se o cientista francês Francois Pachet, antigo diretor dos laboratórios de Computer Science da Sony [34]. Devido ás suas provas dadas no campo da inteligência artificial [35], há algumas expetativas sobre que novas ferramentas podem resultar deste projeto.

Este ano a empresa contratou também Courtney Holt, antigo funcionário da Disney, para liderar Spotify Studios and Video [35]. A sua contratação teve como objetivo encontrar a melhor forma de incluir conteúdos de vídeo no Spotify, sendo que o principal foco será sempre a música. Uma das estratégias que a empresa pensa adotar é produzir conteúdos de vídeo originais que possam ser incluídos nas suas principais playlists como RapCaviar e Rock This [36].

Com os números atuais, o Spotify influencia diariamente mais de 140 milhões de pessoas. Com isto, lançou um programa em outubro que cria grandes expectativas. O programa RISE visa encontrar novos artistas e divulga-los. O programa vai selecionar 16 artistas por ano, sendo revelados em grupos de 4 com intervalos de alguns meses. A empresa irá divulgar playlists com músicas dos artistas assim como conteúdos que irão conjugar áudio e vídeo com a história de cada artista. Segundo a empresa o objetivo deste projeto é apenas o apoio a todos os artistas, não só as grandes estrelas de hoje, mas também as de amanhã.

bottom of page