top of page

Além de permitir guardar as músicas, os álbuns e seguir os artistas, uma das funcionalidades mais apreciadas pelos utilizadores do Spotify é que permite criar playlists, que podem ser privadas ou públicas, sendo que estas podem ser partilhadas com os amigos.

A figura em cima apresenta uma captura da aplicação no computador. A interface oferecida é bastante intuitiva e de fácil gestão. À esquerda encontram-se as preferências escolhidas pelo utilizador (artistas, álbuns, músicas, entre outros), enquanto que em destaque aparecem playlists sugeridas.

 

A opção “Discover” permite ao utilizador encontrar novas escolhas musicais que se adequam aos seus gostos. São sugeridas novas playlists, novos artistas, novas músicas baseadas no histórico de reprodução do utilizador. Um exemplo desta funcionalidade é a playlist “Discover  Weekly”, que é criada pelo Spotify, renovada todas as segundas-feiras. Além das sugestões, há ainda uma secção de pesquisa.

 

No caso de o utilizador ter a sua conta associada à rede social Facebook, é possível ver o que os seus amigos estão a ouvir num dado momento, permitindo descobrir e partilhar novas escolhas musicais.

Plataformas em que está disponível

Este serviço de streaming está disponível em dois formatos: web player e aplicação, estando esta disponível tanto para computadores como para dispositivos móveis. Em ambas as opções é possível ao utilizador adquirir todos os serviços oferecidos pela empresa, à exceção que no web player, ao contrário das aplicações, não é possível o download de músicas para quando o utilizador se encontra offline.

No que diz respeito aos sistemas operativos para computadores, a aplicação está disponível para Windows, MacOs e Linux. A nível dos dispositivos móveis a aplicação pode ser descarregada para Android, IOS e Windows phone para qualquer tablet ou smartphone.

Existe ainda o “Spotify Connect”, que permite usar a aplicação para ouvir música noutros aparelhos como colunas, televisões, carros, smart watches ou mesmo noutros telemóveis e tablets.

Se o utilizador quiser ouvir música numa coluna ou na televisão, basta que estejam ligados à mesma rede de wi-fi. Se por ventura quiser ouvir noutro telemóvel ou tablet, basta que todos os dispositivos estejam ligados com a mesma conta [16].

Diferentes Serviços

No Spotify há principalmente dois tipos de serviço: gratuito (Free) ou Premium, que concede outros privilégios, mas é pago. As vantagens que distinguem o serviço Premium do serviço gratuito são:

 

  • Não há anúncios entre músicas;

  • Melhor qualidade de áudio;

  • Permite o download de músicas para quando o utilizador se encontra offline;

  • Passar um número ilimitado de músicas;

  • No caso de o utilizador usar a aplicação em dispositivos móveis, permite ouvir sem ser em modo shuffle play. Quer isto dizer que no modo gratuito, o utilizador não pode escolher uma música especifica de um dado álbum. Pode apenas ouvir o álbum em modo aleatório e passar um número limitado de músicas para a frente.

 

O preço do Spotify Premium varia consoante o país e o continente onde o utilizador reside. Em Portugal pode ser adquirido por uma mensalidade de 6.99 euros, sendo que há duas opções mais económicas: Spotify Family e Spotify Student. O Spotify Family é uma extensão do serviço Premium para uma família até seis pessoas a viver na mesma morada. Este serviço tem o custo de 10.99euros/mês [17]. Por sua vez, o Spotify Student foi uma campanha dedicada aos estudantes universitários lançada em 2014 nos Estados Unidos que chegou apenas em 2017 a Portugal. Por um período máximo de 12 meses consecutivos, um estudante universitário tem a oportunidade de fazer o upgrade do seu serviço tendo 50% de desconto na mensalidade [18].

 

Existe também um serviço dedicado aos artistas e managers denominado Spotify for artists. Esta aplicação permite ao artista atualizar o seu perfil, alterar a sua biografia, criar as suas playlists e assim manter um contacto mais próximo com os seus ouvintes. Permite aos artistas perceber a evolução do seu trabalho: é possível saber quem os está a ouvir, ver quantas vezes foi tocado o seu último sucesso, entre outras funcionalidades. É também possível, o artista, descobrir mais sobre o seu público alvo, uma vez que a aplicação mostra gráficos com dados, como por exemplo, o género, a idade, a localização, entre outros. A aplicação móvel para os artistas está apenas disponível para iOS, mas uma versão para Android está a ser desenvolvida. A versão para computador está disponível para todos os sistemas operativos.

bottom of page