top of page

Nos últimos anos a industria de music streaming teve um grande crescimento, como tal o Spotify não tem o monopólio do mercado e concorre lado a lado com outros gigantes do meio. 

  • A nível de utilizadores que pagam subscrição o Spotify destaca-se isoladamente com 60 milhões, sendo seguido da Apple Music que regista neste momento 30 milhões. Tanto o Google Music Play como o Deezer apresentam 7 milhões de utilizadores pagos. O Tidal aparece em último a nível de utilizadores apresentando apenas 1 milhão;

  • Todos os serviços de streaming musical aqui apresentados apresentam um serviço Freemium. Embora os preços variem de serviço, à excepção do Tidal, todos eles apresentam um serviço gratuito e um serviço pago. O Tidal tem dois tipos de serviço mas ambos são pagos;

  • O Deezer é serviço de streaming com mais músicas na sua biblioteca: 40 milhões de músicas. Em segundo lugar destaca-se o Google Music Play com 35 milhões, seguido do Spotify e da Apple Music que apresentam ambos 30 milhões de música. O Tidal aparece novamente em último lugar com apenas 25 milhões de músicas na sua biblioteca;

  • Todos os serviços de streaming apresentados contém também a opção de offline download, embora com algumas distinções. O Spotify e a Apple Music apresentam apenas esta funcionalidade paga, sendo que no Spotify existe ainda um limite de 3333 músicas. O Google Music Play e o  Deezer aparesentam esta funcionalidade em todos os seus tipos de serviço. No Tidal está apenas disponível para dispositivos móveis.

Neste artigo explicou-se anteriormente a existência de playlists criadas e sugeridas pelo Spotify consoante os gostos e histórico de reprodução do utilizador, nomeadamente o Discover Weekly. Esta é uma característica muito apreciada pelos seus clientes, mas não é o único serviço de streaming com esta capacidade. A Apple Music e o Deezer apresentam serviços semelhantes que apelidam ‘its For You’ e ‘Hear This’, respetivamente. Também estes dois serviços apresentam funcionalidades semelhantes ao Spotify Browse, embora grande parte dos utilizadores seja da opinião que nesta secção o serviço oferecido pela empresa sueca é o melhor devido à grande quantidade de musicas.

Aquando de uma pesquisa de um artista, todos os serviços sugerem outros artistas relacionados. O Tidal apresenta uma secção um bocadinho diferente das outras que denomina por ‘Tidal Rising’ onde apresenta uma playlist de artistas recentemente descobertos. Todos os serviços de streaming apresentados incorporam também rádio.

Apenas o Spotify e o Deezer apresentam a componente social em que permite ver o que os seus amigos estão a ouvir, se tiver a conta associada à rede social Facebook. O Tidal também permite a associação a esta rede social, mas apenas permite a partilha de músicas na sua página pessoal.

 O Spotify é também o único serviço de streaming que permite ver as datas dos próximos concertos dos seus artistas favoritos, bem como algum do merchandising vendido por estes.

bottom of page